O Agosto Lilás é uma campanha de conscientização realizada no Brasil com o objetivo de combater a violência contra a mulher. Ela foi criada em referência à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, e é um momento dedicado à reflexão, à prevenção e ao enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres.
A cor lilás: simboliza a luta pelos direitos das mulheres e a busca por igualdade de gênero. Objetivo: promover o debate, a informação e o engajamento da sociedade no combate à violência doméstica e familiar.
O Presidente da Câmara de Vereadores, Rener Barbosa reconheceu e evidenciou o trabalho protagonizado pela Primeira-Dama Meire Calderan e pela Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Jamaika do Carmo, na campanha de enfrentamento à violência contra a mulher em Maracaju. Ele enalteceu o engajamento da gestão municipal e institucional no Agosto Lilás, destacando a união das esferas pública e social em ações de conscientização, orientação e prevenção com toda a rede de apoio do município.
Câmara de Vereadores de Maracaju na Campanha Agosto Lilás
Dentre as várias ações e Leis aprovadas pela Câmara de Vereadores de Maracaju, durante todo ano diversas ações são realizadas em prol ao bem estar das mulheres, dentre elas: a realização de uma blitz educativa contra o feminicídio, uma iniciativa da Câmara Itinerante, em parceria com a Coordenadoria da Mulher- Prefeitura de Maracaju na Praça Central de Maracaju que foi realizada no mês de Junho.
A inauguração da Sala Lilás Ivanir Rodrigues Antunes em 30 de junho de 2025, um espaço de acolhimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica, familiar e de gênero, com apoio e presença de vereadores.
O Presidente da Câmara de Vereadores, Rener Barbosa juntamente com os outros 12 vereadores tem promovido uma agenda voltada à proteção das mulheres, evidenciada por iniciativas legislativas (Programa Mulher Protegida e Empreendedora), ações de conscientização (Blitz contra o feminicídio) Essas ações consolidam um posicionamento institucional de apoio às mulheres vítimas de violência em Maracaju.
O Programa Mulher Protegida e Empreendedora foi de fato apresentado por Rener Barbosa, vereador e presidente da Câmara de Maracaju para o biênio 2025–2026. Esse programa foi formalmente incluído como Projeto de Lei nº 04/2025, de autoria dele, e foi colocado em pauta em sessão ordinária da Câmara, onde foi lido e submetido à votação.
Canais de denúncia
- Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher.
- Disque 100 – Direitos Humanos.
- Delegacias da Mulher (DEAM) – presenciais ou online.
-
MAIS FOTOS DOS EVENTOS DO AGOSTO LILÁS NA GALERIA DE FOTOS