Celebrado em 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde vai além de uma simples homenagem. A data foi escolhida para marcar o nascimento do médico e sanitarista Oswaldo Cruz (1872–1917), uma das figuras mais importantes da história da saúde pública no Brasil. Em sua trajetória, destacou-se pelo combate a epidemias e pela modernização das políticas sanitárias no início do século XX.
Criado oficialmente em 1967 pela Lei nº 5.352, o Dia Nacional da Saúde busca promover a conscientização sobre os cuidados com a saúde física e mental, além de valorizar o papel do Sistema Único de Saúde (SUS), dos profissionais da área e das políticas públicas que impactam diretamente a qualidade de vida da população.
Mais do que prevenção, é atitude
De acordo com o Ministério da Saúde, a data serve como um lembrete para a população brasileira da importância de hábitos saudáveis, como:
- Manter uma alimentação equilibrada;
- Praticar atividades físicas regularmente;
- Priorizar o sono e o descanso;
- Evitar o uso de substâncias nocivas, como álcool e tabaco;
- Cuidar da saúde mental e buscar apoio psicológico quando necessário;
- Realizar check-ups regulares e manter a vacinação em dia.
Legado de Oswaldo Cruz
Oswaldo Cruz revolucionou a medicina sanitária brasileira. Ele foi responsável por campanhas contra a varíola, peste bubônica e febre amarela — enfrentando resistência popular e contribuindo para a fundação do que hoje é a Fiocruz, referência nacional e internacional em pesquisa e saúde pública.
Um chamado à ação coletiva
Atualmente, com os desafios pós-pandemia, surtos de doenças reemergentes e uma crescente preocupação com a saúde mental, o Dia Nacional da Saúde ganha ainda mais relevância. Escolas, empresas, unidades de saúde e instituições públicas costumam organizar campanhas e ações educativas nessa data.
A Secretaria de Saúde de várias capitais já anunciou rodas de conversa, feiras de saúde, exames gratuitos e ações voltadas à prevenção.
Câmara de Vereadores de Maracaju incentivando a população para qualidade de vida
Em Maracaju a Câmara de Vereadores promoveu a “Câmara Itinerante” incentivando a população quanto a vacinação contra gripe. A Câmara Itinerante de Maracaju esteve na Vila Juquita ao lado do ESF Ambrózio Olegário de Lima levando informações, serviços e benefícios para a comunidade. E, junto com ela, uma ação muito importante para a saúde de todos: a vacinação contra a influenza (gripe).
A gripe não é apenas um resfriado comum — ela pode trazer complicações sérias, especialmente para crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas. Por isso, vacinar-se é fundamental para proteger a sua saúde e de quem você ama.
A Câmara de Vereadores de Maracaju também realizou a entrega oficial de uma nova ambulância à população do município. O veículo foi adquirido com recursos provenientes da devolução do duodécimo — parte do orçamento anual do Legislativo que, por gestão eficiente e responsável, não foi utilizada e retornou aos cofres do Executivo para investimentos em áreas prioritárias.
A entrega do veículo representou um importante reforço para a saúde pública municipal, especialmente no atendimento de urgências e no transporte de pacientes. A iniciativa demonstra o compromisso da Câmara de Vereadores com a boa gestão dos recursos públicos e com o bem-estar da população maracajuense.
FOTOS: ARQUIVO ASSESSORIA DE COMUNICAÇAO CAMARA DE VEREADORES