Com a presença de autoridades locais e comunidade em geral a 15ª Conferência de Assistência Social de Maracaju, representa um espaço democrático fundamental para consolidar avanços na assistência social, propondo soluções relevantes e ajustadas aos 20 anos de existência do SUAS.
A participação popular é essencial para garantir que as políticas reflitam as necessidades reais da população maracajuense.
Com o tema central: “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, estruturada em torno de cinco eixos temáticos, alinhados às diretrizes do Sistema Único de Assistência Social, para avaliação e proposição de melhorias.
Objetivos da Conferência
- Realizar um diagnóstico participativo da assistência social em Maracaju.
- Debater os eixos temáticos e deliberar diretrizes e propostas para serem encaminhadas às instâncias estadual e nacional.
- Eleger delegados que representarão o município nas etapas superiores do processo conferencial.
- Fortalecer a democracia participativa e a gestão do SUAS em âmbito local.
Segundo o vereador Robert Ziemann que esteve participando da 15ª Conferencia Municipal de Assistência Social, o evento tem um papel essencial dentro da política pública brasileira. Sua importância está ligada à democracia participativa e ao fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). "A conferência é um espaço estratégico de escuta, debate e decisão. Ela fortalece o SUAS, promove os direitos sociais e garante que as políticas públicas sejam pensadas com a participação de quem vive e atua na realidade local."