03 FEV 2022
Fevereiro Roxo, mês de conscientização sobre lúpus, alzheimer e fibromialgia

Fevereiro Roxo é uma campanha de conscientização sobre as doenças, Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus criada com o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. Nenhuma destas doenças tem cura, mas podem ser tratadas de maneira mais efetiva quando descobertas no estágio inicial.

Alzheimer

A  doença de Alzheimer, também conhecida como Mal de Alzheimer, é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em idosos. Sua evolução é gradativa e que a causa ainda é desconhecida. Acredita-se que seja geneticamente determinada.

A doença provoca restrições cognitivas, perda de memória, irritabilidade, agressividade, passividade, entre outros sintomas.

No Brasil, centros de referência do SUS (Sistema Único de Saúde) oferecem tratamento multidisciplinar integral e gratuito para pacientes com Alzheimer, além de medicamentos que ajudam a retardar a evolução dos sintomas.

Os cuidados dedicados às pessoas com Alzheimer, porém, devem ocorrer em tempo integral. Cuidadores, enfermeiras, outros profissionais e familiares, mesmo fora do ambiente dos centros de referência, hospitais e clínicas, podem encarregar-se de detalhes relativos à alimentação, ambiente e outros aspectos que podem elevar a qualidade de vida dos pacientes.

Fibromialgia

A fibromialgia, também denominada a doença das dores inexplicáveis, manifesta-se com dores musculares generalizadas crônicas (que duram mais de três meses), alterações no sono, no humor e disposição do paciente. Assim como lúpus, a doença é mais comum entre mulheres. A causa da doença ainda é desconhecida e o diagnóstico é feito de maneira clínica.

Lúpus

É uma doença inflamatória crônica autoimune, diagnosticada com exames de sangue e urina. Com o tratamento, é possível controlar a doença e garantir uma boa qualidade de vida.

O lúpus se desenvolve em uma série de processos internos no organismo de cada pessoa e não é transmissível. Apesar de mais comum entre mulheres, ela pode afetar pessoas de ambos os sexos.

Em geral, a doença causa lesões e inflamações na pele (lúpus cutâneo) e órgãos internos (lúpus sistêmico). Alguns sintomas são gerais como febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo. Também estão entre as principais características lesões avermelhadas em maçãs do rosto e dorso do nariz, dor e inchaço,  inflamação nas articulações das mãos, inflamação nos rins, inflamação de pleura e pericárdio (membranas que recobrem o pulmão e o coração).

Local: Maracaju-MS
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024