04 OUT 2021
CÂMARA DE MARACAJU ALERTA SOBRE A CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER DE MAMA.
Embora seja um tema difícil de tratar, falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença. Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Mas muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável.

Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade. Suas mamas são únicas, assim como você.

É comum que uma das mamas seja maior que a outra ou que tenham formatos diferentes. Quando a mulher conhece bem o seu corpo, ela pode perceber mudanças que são normais nas mamas e ficar alerta para um sinal ou sintoma suspeito de câncer de mama. A informação pode ajudar a salvar vidas.

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, e outros, não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

Depois do câncer de pele, o câncer de mama é o mais comum e o que mais causa morte no Brasil. Em 2019 foram 18.068 mortes e em 2021 já são 66.280 casos novos estimados.

Não há uma única causa para o câncer de mama, diversos fatores estão relacionados. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.
Apesar de ser raro, os homens também podem ter câncer de mama, (apenas 1% dos casos).  Por isso, é importante orientar mulheres e homens a respeito da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama.

Fatores de risco
A presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher terá, necessariamente, a doença. Porém é importante estar alerta, pois de 5 a 10 % dos casos da doença estão relacionados a esses fatores.

Comportamentais/ambientais
• Obesidade e sobrepeso após a menopausa.
 • Sedentarismo (não fazer exercícios).
• Consumo de bebida alcoólica.
 • Exposição frequente a radiações ionizantes (raios X, mamografia e tomografia).

História reprodutiva/hormonais
 • Primeira menstruação (menarca) antes dos 12 anos.
• Não ter tido filhos.
• Primeira gravidez após os 30 anos.
 • Não ter amamentado.
 • Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos.
 • Ter feito uso de contraceptivos orais (pílula anticoncepcional) por tempo prolongado.
• Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente se por mais de cinco anos. Hereditários/genéticos
 • História familiar de: » Câncer de ovário. » Câncer de mama em homens. » Câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos.

A mulher que possui alterações genéticas herdadas na família, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2, têm risco elevado de câncer de mama.

A Terapia de Reposição Hormonal (TRH), principalmente a terapia combinada de estrogênio e progesterona, os dois principais hormônios sexuais femininos, aumenta o risco de câncer de mama. O risco elevado de desenvolver a doença diminui progressivamente após a suspensão da TRH. A TRH é o uso de hormônios para aliviar os sintomas relacionados à menopausa.

É possível reduzir o risco de câncer de mama, mantendo o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor e deve ser estimulada pelo maior tempo possível.

Quais são os sinais e sintomas do câncer de mama?
Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos.
• Alterações no bico do peito (mamilo).
• Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
• Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

Essas alterações precisam ser investigadas o quanto antes, mas podem não ser câncer de mama.

Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Olhe, palpe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Em caso de alterações persistentes, procure o Posto de Saúde.

Local: Maracaju- MS