24 JUL 2021
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO APRESENTA AOS VEREADORES O PLANO DE RETORNO GRADATIVO ÀS AULAS PRESENCIAIS.
AS AULAS ESTÃO PROGRAMADAS PARA RETORNAR NO DIA 02 DE AGOSTO.
Nesta sexta (23) os vereadores se reuniram com a secretária de Educação Carolina Ferreira de Lima para apresentação do plano de volta as aulas da rede municipal de ensino.

Os vereadores levantaram vários questionamentos para garantir segurança aos alunos e profissionais na área de educação, e questionaram também sobre  os critérios de limites de quantidade de alunos, entre outros assuntos.

As aulas estão programadas para voltar no dia 02 de agosto, juntamente com a rede estadual de ensino, sendo um novo recomeço para todos os alunos, professores, funcionários e todos os envolvidos.

O Plano de retorno gradativo às aulas presenciais atende todos os protocolos de biossegurança de acordo com as recomendações.

Este plano requer orientação sobre; cuidados sanitários necessários para o retorno das aulas presenciais; orientação das famílias, professores e equipe gestora das escolas; planejamento das atividades das aulas presenciais e remotas; orientação sobre os procedimentos sanitários; participação ativa de professores e gestores na construção das estratégias de acordo com cada realidade; limitação das atividades esportivas nas aulas de Educação Física, evitando aglomerações.

Conforme a secretária de Educação, o responsável pelo aluno, assinará um termo obrigatório, concedendo o retorno presencial ou a continuidade das aulas remotas dos estudantes, a secretária ressalta ainda o aumento de risco de transmissão através do convívio social.
 Nenhum espaço está totalmente imune da proliferação do vírus, mesmo as instituições adotando protocolos rígidos de proteção sanitária, é fundamental garantir que também as instituições estejam protegidas legalmente.

O contato dentro da escola.

O contato das crianças serão apenas com seus colegas de turma, se “uma criança” testar positivo a sala  inteira ficará em observação, “duas crianças”  a sala entrará em quarentena sendo dispensados por um período de 14 dias e a escola fecha somente para aquela turma. O número de alunos por sala será determinado conforme a classificação da bandeira no município.

O exemplo da bandeira atual a que Maracaju foi classificado nesta semana, estando na bandeira vermelha, somente 50% dos alunos frequentarão as aulas presencias, os outros 50% ficarão com aulas remotas, fazendo um rodízio de estudantes a cada semana.

Os profissionais que têm comorbidades e professoras gestantes irão passar por uma perícia médica, a partir da comprovação de suas alegações irão ficar trabalhando remotamente.

O retorno das aulas presenciais foi um pedido muito cobrado e esta sendo muito esperado pela maioria da população, isso se tornou possível com a alta taxa de vacinação, mas ainda é fundamental que todos continuem seguindo os protocolos de biossegurança até que todos estejam imunizados.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024