02 JUN 2021
CONFIRA OS REQUERIMENTOS SOLICITADOS PELOS VEREADORES NA 17.ª SESSÃO ORDINÁRIA.

Na Sessão desta terça-feira (01.06) além dos assuntos discutidos, foram apresentadas diversas solicitações e todas aprovadas por unanimidade.

Antes dos expedientes o Presidente, vereador Robert Ziemann apresentou as reinvindicações realizadas em nome da Câmara Municipal ao Governador do Estado. Essas solicitações já haviam sido apresentadas pelos vereadores anteriormente e são elas:

• Extensão da rede coletora de esgoto sanitário para os bairros Inacinha Rocha, Egidio Ribeiro, Vila do Ovidio, Vila Adrien, Vila Juquita, Fortaleza 1 e 2 e Ilha Bela 1 e 2.

• Criação do Batalhão da polícia Militar no município de Maracaju.

• Conclusão da Obra de destacamento da polícia Militar no Distrito de Vista Alegre

• Apoio na quitação da dívida do Hospital Municipal, junto a Sanesul.

Confira os requerimentos dos vereadores.

O vereador Rener Barbosa, Líder do prefeito, solicitou Moção de Congratulação e Reconhecimento aos profissionais de saúde que se dedicaram em cuidar da saúde, durante o tratamento de Dona Hipolita Rodrigues Aspet, que faleceu no dia 29 de maio.

Profissionais de Saúde

• Dr. Thiago Murano, por tantos anos de muita dedicação nos cuidados.

• Dr. Shaud, por toda atenção e profissionalismo no primeiro dia da última internação.

• Todas as técnicas de enfermagem, por desempenhar um perfeito trabalho com muito amor em especial a Neuza que na madrugada do dia 27 foi além do q permitia sua função para ajudar a amenizar a dor das filhas naquele momento crítico que ela se encontrava.

• A Elaine Scalet, pelo cuidado no momento q tirava o sangue para os exames que eram realizados.

• Ao enfermeiro Carlos, por todo amor e cuidado, por se disponibilizar a ir até à casa para aplicar os sódios na veia, sem cobrar nenhum valor.

• A Dra. Lidiane, pelos cuidados perfeitos dos últimos dias não só com ela, mas também com as filhas.

• A psicóloga Keila, por todo apoio demonstrado.

Nossos agradecimentos a todos que ali demonstraram amor e cuidado, finalizou o vereador.

O vereador Luciano França na sua fala requereu ao secretário de Obras, manutenção nas estradas da região da Fazenda Água Boa. Luciano solicitou ainda ao secretário de Saúde Thiago Caminha, estudo de viabilidade para implantação de Unidade de Pronto Atendimento na região da Vila Juquita e Vila Adrien, visando à distância que moradores daquela região precisam percorrer até a Unidade Hospitalar para obter atendimento.

Em decorrência da desobediência de pessoas que contaminadas continuam saindo de suas casas e circulando em vias públicas, o vereador Jeferson Lopes solicitou ao secretário de Saúde, Thiago Caminha, possibilidade de implantar o uso de pulseiras para identificar as pessoas contaminadas. O vereador destacou a importância de ter uma forma de identificação de modo a inibi-las de transmitir a outras pessoas.

O vereador Oséias Enfermeiro destinou sua solicitação ao secretário de saúde Municipal (Thiago Caminha) e Estadual (Geraldo Resende), pedindo a inclusão das lactantes, taxistas e moto taxistas no grupo de risco/prioritários, bem como no calendário de imunização da Covid 19. Ambos se justificam pela falta de respeito de pessoas que não tem cumprido as regras de isolamento conforme determinação.

Um dos requerimentos do Vereador Robert Ziemann, foi direcionado a Secretaria de Assistência Social, Dirlene Novais, solicitando o estudo de viabilidade da implantação do Centro de Intérpretes de Libras para atender a comunidade de surdos e mudos. O vereador solicitou também ao secretário de Saúde Thiago Caminha a divulgação mais ampla de ações preventivas (atendimento precoce), adotado pelo município na luta contra o Covid 19. Outra solicitação do vereador ao secretário de Saúde é a viabilidade de se criar uma clínica para tratamento da Síndrome pós-Covid, com acesso à fisioterapia, atendimento psicológico e outros atendimentos que se julguem necessários. Isso se faz necessário, vemos que algumas pessoas após o Covid ainda estão tendo que buscar o tratamento para estabelecer sua saúde, destacou o vereador.

O vereador solicitou também uma central de denúncias para que sejam apuradas e encaminhadas às denúncias realizadas pela população, a quem compete, centralizando em um único número de telefone, facilitando assim para as pessoas denunciarem as aglomerações e descumprimentos das normas de prevenção ao coronavirus.

O vereador Catito trouxe a tona novamente, a demanda da Limpeza gratuita das fossas, destacando a grande espera da população na solução do problema. Tem serviços que podem ser realizados com dispensa de licitação e estar disponível para população bem antes, mas acredito já ser um bom começou, ressaltou o vereador. O processo de licitação está previsto para a próxima semana.

Reforçando a solicitação já realizada pelo vereador Rener em Sessão passada. Catito solicitou novamente a Secretaria de Assistência Social, cópia do relatório dos atendimentos realizados pela pasta e ao Prefeito o pedido de providência sobre o terreno adequado para descarte de lixos e entulhos.

Já o vereador Nego do Povo, reforçou o pedido para conter a formação do Lixão que esta se formando no bairro Ilha Bela e na entrada da BBCA. O vereador ainda em sua fala parabenizou as Mulheres da Câmara em Ação, destacando a necessidade que muitas famílias encontram e foram atendidas com as doações dos kits entregues nesta semana.

O Vereador Joãozinho Rocha chamou atenção para os atendimentos, e repostas de Secretários, que tenham agilidade em responder os vereadores, e suas solicitações.