A campanha “Agosto Lilás promovida pela Prefeitura por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres teve mais um importante evento realizado no Centro Cultural de Maracaju. Com a presença de autoridades locais e estaduais a campanha ganha força com o intuito de mobilizar a sociedade no combate a violência contra a mulher, com foco em conscientização, acolhimento e fortalecimento da rede de apoio.
Estrutura de Proteção Fortalecida
Maracaju se destaca como referência estadual por sua rede estruturada de proteção à mulher. Neste ano, a campanha contou com o apoio do FAC (Fundo de Apoio à Comunidade), que fortalece projetos focados em autonomia e reconstrução de vidas
Engajamento Legislativo
No dia 8 de agosto de 2025, a Câmara de Vereadores reforçou seu compromisso com os direitos da mulher. Foi elogiado o trabalho da Primeira-Dama Meire Calderan e da Coordenadora Jamaika do Carmo, e foram destacadas várias iniciativas, incluindo a inauguração da Sala Lilás Ivanir Rodrigues Antunes em junho — um espaço humanizado de acolhimento às vítimas de violência.
Aconteceu no dia 30 de junho na Praça Central, uma ação da “Câmara Itinerante” em Maracaju desta vez em parceria com a Prefeitura de Maracaju-Coordenadoria da Mulher onde foi realizada uma “Blitz educativa contra o feminicídio”. O evento aconteceu na rua 11 de Junho- Praça Central e reuniu autoridades locais e rede de proteção a mulher.
Esta ação chama a atenção da sociedade e funciona como ação preventiva e informativa, fundamental para romper o silêncio e fortalecer a rede de proteção às mulheres. Elas ajudam a sensibilizar a sociedade, identificar situações de risco, e dar acesso imediato a quem precisa de ajuda.
Durante a tarde foram entregues panfletos e ainda fornecidas orientações sobre tipos de violência de gênero, serviços de apoio (como Disque: 180, Delegacia da Mulher, CREAS/CRAM) e canais de denúncia. Além disso, foram apresentadas proposições como o programa “Mulher Protegida e Empreendedora” (PL nº 04/2025), ações de conscientização como blitz educativas e outras ações legislativas em benefício das mulheres.
Segundo o Presidente da Câmara de Vereadores, Rener Barbosa, combater o feminicídio exige ações em múltiplas frentes. A primeira delas é o fortalecimento de políticas públicas de prevenção, acolhimento e proteção. “A educação também é um pilar fundamental. É necessário promover a igualdade de gênero desde a infância, combatendo estereótipos, ensinando o respeito mútuo e desconstruindo padrões que colocam mulheres em situação de subordinação. A conscientização da sociedade é vital para romper o silêncio e criar uma cultura de denúncia e solidariedade.” Disse Rener.
Durante o evento no Centro Cultural de Maracaju estiveram presentes também os vereadores: Bruno Barros, Daniel Esquivel e Joãozinho Rocha.
Vale ressaltar e parabenizar também durante o evento no Centro Cultural a apresentação do Coral do Hospital Soriano Corrêa da Silva.
MAIS FOTOS NA GALERIA DE FOTOS