Ir para o conteúdo

AO VIVO: 36ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MARACAJU..
fechar
ASSISTIR
Câmara Municipal de Maracaju - MS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
AGO
12
12 AGO 2021
VEREADORES PARTICIPAM DA ABERTURA DA SEMANA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL.
1ª semana dos Educandos com Necessidades Educacionais Especiais iniciou nesta quarta-feira.  

 

A Secretaria Municipal de Educação está realizando atividades em alusão a Semana da Educação Especial de 2021. A ação faz parte do Programa “Educação Maior, Futuro Melhor”, e tem por objetivo conscientizar e sensibilizar sobre este assunto tão importante. A semana procura ainda valorizar os profissionais que trabalham com alunos da educação especial dentro e fora da sala de aula.  

O Prefeito Marcos Calderan, acompanhado da Secretária de Educação, Carolina Ferreira, acompanhou a abertura do evento, que teve início na noite desta quarta-feira (11), no Plenário da Câmara Municipal.  

Na ocasião foram expostos trabalhos feitos pela artista plástica e atleta paralímpica, Ylka Maluf, que possui paralisia cerebral. Foram expostos ainda vários jogos confeccionados pelos professores da educação especial, e foi feita uma apresentação de dança retratando o tema. Para encerrar a primeira noite, a Psicóloga Josiane Refler debateu sobre o assunto “Os conflitos e desafios do público com deficiência em sociedade”.  

“Este evento é importante pois vem para reforçar o verdadeiro significado da educação especial, numa perspectiva inclusiva, que vai além de propor a escolarização dos estudantes com deficiência. Inclusão significa juntar, inserir, fazer parte de um certo grupo, com oportunidades de convivência com a diversidade para todos os alunos”, explicou a Coordenadora da educação especial do município, Maria Madalena.  

A Rede Municipal de Ensino atende cerca de 149 alunos com necessidades educacionais especiais. “Estas crianças com necessidades especiais vão para a escola regular pela oportunidade de conviver com a diferença, de serem incluídas pelos outros colegas. Em 2007 começaram a ser implantadas em Maracaju as salas de recursos multifuncionais, hoje temos 10 salas que estão funcionando os dois períodos, elas foram reativadas e implantadas nas escolas. Através delas os alunos são atendidos de acordo com a sua necessidade, além de estudar dentro da sala de aula com os profissionais de apoio. Já estamos melhorando a educação especial dentro do nosso município, acredito que é direito de todo ser humano ter a oportunidade de aprender, e é esse apoio que oferecemos dentro das escolas municipais.”, disse a Secretária de Educação, Carolina Ferreira.  

 O Prefeito Marcos Calderan garante que a educação é uma prioridade do município. “Eu tive a oportunidade de estar à frente da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), por três anos. Na época era tudo muito novo pra mim, e eu abracei a causa com muito amor e tive uma experiência fantástica, cresci e aprendi muito com a educação especial. É um privilégio poder contribuir com esta causa tão importante. Já estamos ampliando o ensino especial, tínhamos 3 salas de recurso em funcionamento, hoje temos 10. Estamos colocando em prática tudo que precisa ser feito para melhorar a educação em geral do nosso município”. 

Durante toda esta semana está sendo trabalhado tema nas Escolas Municipais. Os alunos, juntamente com os professores, estão produzindo materiais voltados sobre a importância da educação especial, e da inclusão social.  

O evento é voltado para profissionais da educação especial e todos os envolvidos neste processo, e segue até esta quinta-feira (12).   

Estiveram presentes na abertura o Diretor da Fundação de Cultura, Rafael Fernandes; Presidente da Câmara Municipal, Robert Ziemann, Vereador, Oséias Enfermeiro; Vereador, Luciano França; Vereador, Rener Barbosa; Vereador, Vilmar da Era do Gelo.  

Fonte: Prefeitura Municipal
Autor: Asessoria de Comunicação
Seta
Versão do Sistema: 3.1.5 - 04/10/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia