11 AGO 2021
RESUMO - CÂMARA MUNICIPAL DE MARACAJU REALIZA A 25.ª SESSÃO ORDINÁRIA.
A Câmara Municipal de Maracaju realizou nesta terça-feira (10) a 25.ª Sessão Ordinária.

Na Ordem do Dia, o Projeto de Lei n. º 019/2021 de autoria do vereador Robert Ziemann, dispõe sobre a alteração dos dispositivos da Lei 1.641 de 10 de março de 2011 e dá outras providências, foi apresentado e encaminhado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final para o parecer.

Em uma única discussão e votação o Projeto de Decreto Legislativo 007/2021, sobre o Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado, referente às Contas Balanço Geral da Receita e da Despesa, referente ao exercício de 2013 da Prefeitura Municipal de Maracaju, gestão do Prefeito Dr. Maurílio Ferreira Azambuja.

A Comissão de Orçamentos e Finanças emitiu parecer favorável pela aprovação das contas do exercício de 2013.

Os vereadores presentes discutiram e votaram, sendo todos favoráveis ao Projeto.

Nos Expedientes os vereadores apresentaram suas Solicitações, Indicações e Moções:

Vereador Hélio Albarello - solicitou ao Prefeito Municipal academia ao ar livre ao Assentamento Guilhermina. O vereador solicitou ainda informações sobre a liberação da Emenda do Deputado Elizeu Dionízio no valor de 900 mil reais, emenda essa que foi destinada para o aumento da capacidade de água no Assentamento Guilhermina. Em resposta dada pelo secretário de obras ainda durante a Sessão: A Contrapartida da prefeitura de Maracaju já foi depositada e o município aguarda a liberação da FUNASA para o início dos trabalhos.

Vereador Rener Barbosa - solicitou Moção de Congratulação aos fiscais que estiveram e estão à frente do combate do Coronavírus (fiscais da Vigilância Sanitária, do PAC e da secretaria de Obras).

O Vereador solicitou ainda Moção de Pesar aos familiares do Sr. Renato Busatto, que faleceu em 05/08/2021. Outra Moção de Pesar solicitada foi aos familiares da Sra. Erica Schneider Blos, falecida em 09/08/2021.

Rener na ocasião indicou a secretaria de Obras para que em conjunto com a  Sanesul realize a ligação de água tratada no cemitério municipal. Ainda destinada a secretaria de obras foi solicitado melhorias na iluminação pública, visando a proximidade ao dia de finados.

Vereador Vilmar da Era do Gelo - solicitou ae gerente da GEMUTRAN Jaime Talaveira, estudo de viabilidade para instalação de redutor de velocidade na Rua Wilson Beltramin sentido a Rua Aristides Alves Martins Barbosa, a solicitação visa inibir o tráfego pesado de caminhão e os acidentes provocados.

Vereador Joãozinho Rocha - solicitou em parceria ao vereador Hélio Albarello a instalação de academia ao ar livre em todos os Assentamentos do município, a solicitação será encaminhada à Assembleia Legislativa   para que os deputados parceiros possam solicitar ao governador atenção a esta demanda.

O Vereador solicitou ao prefeito municipal agilidade no fornecimento de água ao Assentamento Guilhermina, bem como informação sobre a extensão da rede e perfuração de poços.

Vereador Oséias Enfermeiro - solicitou ao prefeito municipal o estudo de viabilidade para implantação de um ponto de ônibus coberto no fundo do Posto do Olidia Rocha, para os pacientes de hemodiálise que ficam naquele local aguardando transporte para irem à Capital realizar seus procedimentos.

Vereador Robert Ziemann - solicitou Moção de Pesar aos familiares da Professora Armeli Nunes Costa que faleceu nesta nesta semana. O vereador solicitou ainda Moção de Parabenização ao Douglas Alves Gund, maracajuense, jogador do PARIS SAINT-GERMAIN.

Robert solicitou também ao secretário de esporte, secretária de educação e prefeito municipal um projeto olímpico para o município de Maracaju, abrangendo todas as modalidades esportivas.

Na ocasião Robert solicitou a volta da atividade física aos CIEIs, e a volta dos profissionais de educação física retirados na administração anterior. Solicitação estende-se ainda a volta dos treinamentos esportivos nas escolas.

Vereador Luciano França - solicita ao prefeito municipal e Assessoria Jurídica garantia nas mudanças do Prosseguir relacionadas a Maracaju.

Todas as Moções, Indicações e Solicitações foram aprovadas por unanimidade.