02 AGO 2021
GOVERNADOR ASSINA ACORDO DE INCENTIVO PARA A INSTALAÇÃO DE INDUSTRIA DO GRUPO CERRADINHO EM MARACAJU.
Um investimento de mais de R$ 1 bilhão, podendo gerar mais de 150 empregos diretos e 2 mil indiretos durante a construção da empresa.
Com foco no desenvolvimento econômico de Maracaju, o Governador, Reinaldo Azambuja,  assinou na ultima nesta sexta-feira (30), um termo de acordo de incentivos fiscais para a instalação de uma indústria de etanol de milho no município.

O Grupo Cerradinho, é o maior complexo de bioenergia da América Latina, com duas usinas instaladas em Chapadão do Céu-GO. Buscando novos negócios, a indústria será instalada na MS 157. A partir da matéria prima e do insumo, a indústria deve produzir 510 mil metros³ de etanol, exportar 110 gigawatts de energia, e ainda produzir 310 toneladas de DDG, que são grãos secos por destilação, destinados para a nutrição animal.

Com a instalação desta indústria, aumentam as receitas econômicas de Maracaju. “Já temos o terreno comprado, nossa expectativa é de iniciar nossas operações no segundo semestre de 2022. Agradecemos ao Prefeito, ao Governador pelo acolhimento da nossa empresa aqui em Maracaju. É nossa responsabilidade retribuir esta acolhida, sendo também um membro da comunidade, de forma que toda a população maracajuense tenha orgulho da indústria instalada”, disse Paulo Motta - Presidente - Cerradinho Bioenergia S.A.

O grupo Cerradinho estudou, e escolheu investir em Maracaju por uma questão logística. “Ter a indústria para nós é um orgulho. A Cerradinho olhou para Mato Grosso do Sul, e escolheu sem nenhuma interferência, instalar a empresa em Maracaju. Por uma questão lógica, a cidade tem um potencial logístico gigantesco, sendo possível trazer a matéria prima que é o milho, com mais facilidade. A partir daí começamos as tratativas, com incentivos municipais, estaduais, queremos ainda fazer um trevo na rodovia, e pavimentar o acesso até a planta da fábrica, porque tendo pavimentação, a empresa pode se tornar uma exportadora. Agradeço a diretoria da Cerradinho pela confiança, vocês viram oportunidade em Maracaju, viram que aqui tem segurança jurídica para investir. Este termo de acordo é uma responsabilidade compartilhada entre estado e empresa. Tenho certeza que isso trará um grande crescimento para todos”, acrescentou o Governador, Reinaldo Azambuja.

O Presidente ressaltou o compromisso do governo do estado com Maracaju, que no primeiro semestre através do empenho foram abertas 4600 novas empresas no estado.  Geração de empregos e rendas, acreditando no potencial do nosso estado, e olhando com responsabilidade e bons olhos  para o município de Maracaju com essas  administrações que estão assumindo. A Câmara vem pautando e tem buscado que Maracaju possa fazer a diferença  com um olhar  para o futuro, disse vereador Robert Ziemann.

Na ocasião o Prefeito Marcos Calderan, entregou aos diretores da empresa a Lei de Incentivos Municipais de Maracaju. “Estamos em conversa com a Cerradinho desde março, quando começou o primeiro contato para a instalação desta importante indústria em Maracaju. Temos um potencial de logística para o escoamento de safra,e isso vai melhorar ainda mais, através da futura ferrovia, e da rota bioceânica.”

O evento respeitou todas as medidas de biossegurança. Estiveram presentes também, o Secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel; Secretário de Estado de Meio Ambiente, Jaime Werruk; Presidente da Biosul, Roberto Holanda; Vice-Prefeito, Mauro Christianini; Diretor de Negócios da Cerradinho, Renato Pretti; Gerente de originalização de grãos da Cerradinho, Eduardo Paiva; Secretários Municipais; Vereadores; dentre outras autoridades.