28 JUL 2021
CÂMARA DE MARACAJU REALIZA A 23ª SESSÃO ORDINÁRIA.
A Câmara realizou nesta terça feira (27) a 23ª Sessão Ordinária. Os vereadores Nego do Povo, Catito e Laudo Sorrilha não participaram da Sessão, devido estarem em cumprimento de atestado.

ORDEM DO DIA - Os pareceres emitidos pelas Comissões aos referidos projetos foram aprovados por unanimidade.

Em 1ª Discussão e Votação.

Projeto de Lei n. º 004/2021, de autoria do vereador Robert Ziemann, dispõe sobre a alteração da Lei Complementar 009 de 26 de dezembro de 2001 e das outras providências.  A proposição tem por objeto alterar a forma de cobrança dos honorários advocatícios incidentes sobre os débitos objetos de dívida ativa, foi aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei n. º 015/2021, de autoria do vereador Nenê da Vista Alegre, dispõe sobre a denominação de logradouro público e dá outras providências.  O projeto que propõe que a Rua 03, do Loteamento Green Ville Residence, seja denominada como Rua Natália Arzamendia Rodrigues, obteve todos os votos favoráveis pelos vereadores presentes.

Projeto de Lei n. º 018/2021, de autoria do vereador Laudo Sorrilha, dispõe sobre a denominação de logradouro público e das outras providências. As Ruas Da Praça localizada entre as Ruas Arlindo Olegário de Lima e York Olegário Silva no Conjunto Florípes Olegário de Lima passa a denominar-se Rua Pedro Moretto, recebeu aprovação por unanimidade.
Os projetos aprovados nesta Sessão, irá para 2ª votação na próxima Sessão Ordinária.

Todas as solicitações, indicações e moções foram aprovadas. Confira quais foram elas:

Vereador Hélio Albarello – Solicitou ao Engenheiro da AGESUL Roosevelt de Campos Borges Filho e ao secretário de Infraestrutura do estado Eduardo Reidel, estudo de viabilidade para implantação de rotatória no minianel, próximo à entrada do Frigorifico Rrx. O vereador justifica com os transtornos causados pelo tráfego no trânsito naquela região, que vem ocasionando  acidentes. A previsão é de aumentar ainda mais o fluxo com a revitalização da escola agrícola.
Em outra solicitação o Albarello destinou ao diretor-presidente da Sanesul Walter Carneiro Júnior e ao governo do estado, o pedido de estudo de viabilidade de rede de esgoto para Vila Juquita na Rua Major Carlos e toda região. O vereador solicita ainda o apoio dos demais vereadores nesta solicitação.
Ainda na sua fala solicitou moção de pesar aos familiares do senhor Irvingui de Lima Soardi que faleceu no último sábado, vítima de COVID19.

Vereador Luciano França – Indicou ao Prefeito Marcos Calderan e a secretaria de Educação Carolina de Lima Ferreira, a realização de Audiência Pública no dia 19 de agosto de 2021, às 9hs, para que seja discutido a inclusão do município no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa. A indicação propõe ainda que no estudo de viabilidade, inclua o uso de instalações físicas próprias e independentes para o programa, funcionando como extensão da escola sede de adesão.  O vereador justificou apresentando que o programa oferece um novo conceito de gestão escolar compartilhada com ênfase no conhecimento com ensino de qualidade, segurança, e garantias institucionais e no respeito mútuo entre docentes e educandos, não interferindo no plano político pedagógico do município e possibilita a aquisição de recursos federais para melhoria do ensino e aprendizagem.

Vereador Nenê da Vista Alegre – solicitou ao Prefeito Municipal a reforma da quadra poliesportiva do Distrito de Vista Alegre, a quadra está bem danificada, dificultando a prática de atividades físicas no distrito. O vereador solicitou ainda um espaço com estrutura adequada (feira) para que os produtores possam realizar a exposição e vendas de seus produtos.

Vereador Joãozinho Rocha – solicitou ao secretário de Obras Joaquim Herrera e ao prefeito municipal Marcos Calderan, melhor fiscalização nos trabalhos realziados pela Sanesul no município, justificando com a demora na realização e os serviços mal feito nos reparos de calçadas e meios fios por parte da Sanesul.
O vereador solicitou ainda Moção de Pesar aos familiares dos 102 óbitos por Covid19 que ocorreu no município até a data.

Vereador Oséias Enfermeiro – solicitou a deputada Rose Modesto emenda de 380 mil para aquisição de caminhão refrigerado para a atender a Secretaria de Desenvolvimento Econômico com as famílias dos assentamentos no transporte dos alimentos agro industrializados que necessitam de refrigeração.

Vereador Robert Ziemann -  complementando a solicitação do vereador Hélio Albarello, Ziemann solicitou a pavimentação asfáltica da estrada vicinal que leva até o frigorífico Rrx, justificando que o asfaltamento irá influenciar na exportação de carne, gerando mais renda e empregos no município.