16 JUN 2021
CONFIRA AS SOLICITAÇÕES DOS VEREADORES DURANTE A 19ª SESSÃO ORDINÁRIA.
O Decreto estabelece normas de biossegurança contra a Covid-19, impõe restrições no funcionamento do comércio e toque de recolher.

Após as restrições mais rígidas do Decreto Estadual 15.693, a Prefeitura acatou as medidas e junto a Câmara de vereadores estão intensificando as ações para amenizar os impactos. Nas Sessões os debates são constantes pela busca de soluções.

O setor comercial vem sendo seriamente afetado, e nesta semana autoridades do município se reuniram com ASSEMA e com comerciantes no intuito de esclarecer  sobre o cumprimento do Decreto Estadual.

Nas Sessão Ordinária desta terça-feira (15.06), além dos comentários dos vereadores, teve as seguintes solicitações:

O Vereador Oséias Enfermeiro solicitou ao Executivo Municipal e a Secretaria de Educação, estudo técnico para o aumento da velocidade da internet em todas as escolas do município, para facilitar  o trabalho dos profissionais, que durante a pandemia se intensificou. Ainda em sua fala o vereador solicitou ao Secretário de Saúde Thiago Caminha a criação de uma equipe de auxílio para atuar junto aos agentes comunitários de saúde no rastreamento e monitoramento do Covid19.

Robert Ziemann em nome de todos os vereadores da Câmara solicitou ao Ministro da Saúde Marcelo Queiroga e ao Secretário Estadual de Saúde Geraldo Resende, que Maracaju seja município prioritário em imunização, devido aumento dos casos.  A busca por mais vacinas para Maracaju, se justifica em uma entrega emergencial e prioritária em virtude do difícil momento que a cidade atravessa, não contando com UTI, e contando com transferências de pacientes para outros estados e também o aumento nos números de óbitos e novos casos diariamente.

Nenê da Vista Alegre solicitou ao Executivo, a regularização dos lotes do distrito de Vista Alegre, visando melhorias e investimentos que possam se obter com a regularização.  O vereador solicitou ainda que as ruas do distrito sejam nomeadas e numeradas.

O vereador Nego do Povo solicitou ao Secretário de Obras Joaquim Herrera que realizasse a troca das lâmpadas queimadas da Rua Pau Brasil com a Rua Ypê Roxo, pois as ruas estão escuras, provocando insegurança a população daquela região.

Luciano França solicitou ao Executivo Municipal, parceria com laboratórios privados para agilizar no prazo dos resultados dos exames de Covid 19 a todos e não somente aos pacientes com comorbidades, a fim de com tratamento precoce consiga se reverter os casos que se agravam pela demora dos resultados de confirmação.

O Líder do Prefeito, vereador Rener Barbosa solicitou ao Secretário de Fazenda e ao Secretário de Saúde do município o relatório de investimentos no combate do Covid-19, no ano de 2020 e neste início de 2021.

Nas considerações finais o Presidente vereador Robert Ziemann destacou sobre a elaboração dos Decretos, que o cumprimento baseia se em respeitar as normas estaduais, podendo o Decreto Municipal ser mais rígido do que o Estadual, mas não tendo a permissão de flexibilização inferior ao que é estipulado pelo Decreto Estadual, devido ao TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado e que continua valendo. Deve-se respeitar as normas apresentadas, que baseadas na classificação da bandeira do Programa Prosseguir.

Os vereadores irão se reunir para buscar soluções em prol do comércio local e de toda comunidade.