Ir para o conteúdo

Câmara Municipal de Maracaju - MS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
ABR
26
26 ABR 2021
CÂMARA MUNICIPAL DE MARACAJU ESTUDA AÇÕES PARA MAIO LARANJA.
Maio Laranja - A campanha tem como objetivo incentivar a realização de atividades para conscientizar, prevenir, orientar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Mês de maio abrange o tema de Proteção ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

E voltado a isso, o Presidente da Câmara vereador Robert Ziemann se reuniu com a Coordenadora do CREAS Leiza Karen Barbosa para discutir sobre as ações de combate ao abuso e a exploração sexual infantil, oportunidade que contou com a presença da Assistente Social Edna e a Procuradora Jurídica Tássia.

O abuso sexual infantil é um grave problema de saúde pública no Brasil e, não diferente, ocorre em Maracaju também, e isso se ratifica pelos altos índices de casos apresentados rotineiramente.

Entretanto, com o confinamento forçado causado pela pandemia, a violência pode estar sendo silenciada devido ao afastamento da criança da rede de proteção, que, como o próprio nome diz, é o lugar de proteção e apoio que o menor pode confiar, tais como ambientes escolares, parentes, amigos, conhecidos, profissionais médicos, etc...

De acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, as crianças e adolescentes com idade de até 14 anos são mais vulneráveis ao abuso, principalmente no ambiente doméstico, pois na maioria dos casos os autores são familiares ou pessoas conhecidas, que aproveitam a relação de confiança para cometer o abuso.

Assim, durante o período da pandemia causada pelo Coronavírus e com as aulas presenciais suspensas, as crianças permanecem em casa a maior parte do tempo, aliás, segundo as recomendações de proteção contra o contato do vírus, devem ficar o tempo todo em casa.

Nesse período diversas ações são voltadas ao tema, o pedido de apoio a Câmara Municipal vai de encontro com as preocupações dos vereadores no sentido de criar alternativas para enfrentar esses abusos. Outro ponto importante é que muitos crimes são noticiados por professores, eles são fundamentais na revelação da violência contra as crianças, com as escolas fechadas isso não será possível. Vemos uma demanda muito grande, na pandemia os abusos sexuais aumentaram e precisamos fomentar essa discussão na sociedade de Maracaju, destacou Robert Ziemann.

Apesar de grandes partes das denúncias de abuso sexual infantil passarem pela rede de proteção, contando com a ação de várias instituições governamentais, as ações municipais visam, também, atuar em situações complexas, auxiliando na criação de estratégias e fomentando a política pública para crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco.

Maio laranja

A campanha tem como objetivo incentivar a realização de atividades para conscientizar, prevenir, orientar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A proposta é tirar o tema da invisibilidade, informando, sensibilizando, mobilizando e convocando toda a sociedade a participar da causa em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Fonte: Câmara Municipal
Autor: Assessoria de Comunicação
Local: Maracaju - MS
Seta
Versão do Sistema: 3.0.0 - 03/05/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia