Ir para o conteúdo

Câmara Municipal de Maracaju - MS e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Siga-nos
Notícias
JUN
26
26 JUN 2026
12ª Conferência Municipal de Saúde debate democracia, fortalecimento do SUS e aprova diretrizes para a saúde pública em Maracaju
receba notícias

Maracaju realizou, na noite da última quinta-feira (25), a 12ª Conferência Municipal de Saúde, no Centro Cultural Francisco Moacir Feitosa. O evento reuniu gestores públicos, profissionais da saúde, representantes da sociedade civil, autoridades e a população para discutir propostas que irão orientar as políticas públicas de saúde do município nos próximos anos.

Com o tema "Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil", a conferência promoveu debates sobre os principais desafios da saúde pública, reforçando a importância da participação popular na construção de um Sistema Único de Saúde cada vez mais eficiente, democrático e acessível.

A Câmara Municipal de Maracaju esteve representada pelo presidente Rener Barbosa e pelos vereadores Patrick Ribas e Diogo Frizzo. A presença dos parlamentares demonstra o compromisso do Poder Legislativo em acompanhar as discussões que impactam diretamente a população, fortalecendo o diálogo entre os poderes e contribuindo para a construção de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos no município.

Debates abordaram os desafios atuais da saúde pública

Durante a programação, especialistas e participantes debateram quatro eixos temáticos considerados fundamentais para o fortalecimento do SUS:

  • Democracia, saúde como direito e soberania nacional;
  • Financiamento adequado e sustentável para o Sistema Único de Saúde;
  • Os desafios das emergências climáticas e da justiça socioambiental na defesa da vida e da saúde;
  • Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.

A conferência também contou com a apresentação do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), destacando a importância de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento das crianças desde os primeiros anos de vida.

Propostas irão orientar o planejamento da saúde no município

Na etapa final do encontro, os participantes apreciaram e votaram as propostas elaboradas durante os debates, além da análise de moções e da aprovação do Relatório Final da conferência.

As diretrizes aprovadas servirão de base para o planejamento das ações da saúde pública em Maracaju, contribuindo para o fortalecimento do SUS e para a definição de estratégias que atendam às necessidades da população.

A realização da Conferência Municipal de Saúde reafirma a importância da participação da sociedade na formulação das políticas públicas, garantindo que as decisões sobre o setor sejam construídas de forma democrática, participativa e alinhadas à realidade do município.

Seta