Aconteceu hoje (30) na Praça Central, mais uma ação da “Câmara Itinerante” em Maracaju desta vez em parceria com a Prefeitura de Maracaju-Coordenadoria da Mulher onde foi realizada uma “Blitz educativa contra o feminicídio”. O evento aconteceu na rua 11 de Junho- Praça Central e reuniu autoridades locais e rede de proteção a mulher.
Esta ação chama a atenção da sociedade e funciona como ação preventiva e informativa, fundamental para romper o silêncio e fortalecer a rede de proteção às mulheres. Elas ajudam a sensibilizar a sociedade, identificar situações de risco, e dar acesso imediato a quem precisa de ajuda.
Durante a tarde foram entregues panfletos e ainda fornecidas orientações sobre tipos de violência de gênero, serviços de apoio (como Disque: 180, Delegacia da Mulher, CREAS/CRAM) e canais de denúncia.
Segundo o Presidente da Câmara de Vereadores, Rener Barbosa, combater o feminicídio exige ações em múltiplas frentes. A primeira delas é o fortalecimento de políticas públicas de prevenção, acolhimento e proteção. “A educação também é um pilar fundamental. É necessário promover a igualdade de gênero desde a infância, combatendo estereótipos, ensinando o respeito mútuo e desconstruindo padrões que colocam mulheres em situação de subordinação. A conscientização da sociedade é vital para romper o silêncio e criar uma cultura de denúncia e solidariedade.” Disse Rener.
A Deputada Estadual, Lia Nogueira que esteve presente no evento disse que valorizar a vida das mulheres é valorizar a dignidade humana. Somente com união, educação e justiça poderemos construir uma sociedade verdadeiramente segura e igualitária para todas.
A primeira-dama Meire Calderan agradeceu toda equipe pelo trabalho que vem sendo desempenhado no combate a violência contra a mulher. “Combater a violência contra a mulher não é responsabilidade apenas das vítimas ou do poder público é um compromisso de toda a sociedade. Homens e mulheres, jovens e idosos, todos podem ser agentes de transformação, promovendo o respeito e a igualdade.” Disse Meire.
Estiveram presentes também durante a blitz contra o feminicídio, os vereadores: Daniel Esquivel, Patrick Ribas, Ediney Gomes Vieira, Vilmar da Era do Gelo e Diogo Frizzo.