Ir para o conteúdo

AO VIVO: 36ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MARACAJU..
fechar
ASSISTIR
Câmara Municipal de Maracaju - MS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
AGO
25
25 AGO 2021
CONFIRA OS EXPEDIENTES DOS VEREADORES NA 27ª SESSÃO ORDINÁRIA.
Na Sessão Ordinária desta terça-feira (24) os vereadores receberam o deputado estadual Marçal Filho e na Ordem do dia vários projetos esteve em pauta com tramitação de autoria do Legislativo e do Executivo municipal.
 
Nos Expedientes as Moções, solicitações e indicações foram:
 
Vereador Luciano França: solicitou a Procuradoria Jurídica do Município, alteração na cobrança por falta do uso obrigatório da máscara, o item de uso obrigatório para toda a população adentrar em estabelecimentos e comércios do município atribui ao comerciante (proprietário do estabelecimento) a responsabilidade pela falta do uso.  O vereador solicita que seja estudado uma forma de atribuir a penalidade para a pessoa (cliente) que não está usando o item de proteção ao coronavírus, atribuindo o delito a quem de fato deve ser responsável.    
 
O vereador falou ainda da importância do PL que está tramitando nesta Casa de Leis, o Projeto de Lei n. º 022/2021, de autoria dos vereadores Luciano França, Gustavo Duó e Nego do Povo, que dispõe sobre a criação de incentivo fiscal para fomentar a transferência de veículos oriundos de outros municípios
 
Vereador Oséias Enfermeiro:  solicitou Moção de Pesar aos familiares do Senhor Gregório de Jesus, que faleceu na última semana. O vereador solicitou ainda a Secretaria de Assistência Social/CRAS, relatório com quantitativo de famílias cadastradas que apresentam renda de até 3 (três) salários mínimos, e comentou sobre o Projeto de Lei n. º 023/2021, de sua autoria, que visa a implantação do Programa Poda de árvore gratuita para pessoas de baixa renda e idosos, além de melhorar o aspecto urbanístico nos bairros da cidade.
 
Ainda em sua fala o vereador solicitou ao secretário de obras Joaquim Herrera, operação tapa buraco ou recapeamento asfáltico na Rua Anápolis entre a empresa Bica D'água e a avenida Mário Corrêa.
 
Vereador Robert Ziemann: o vereador começou sua fala destacando as ações dos deputados estaduais à Maracaju, ressaltando o valor de emendas parlamentares de 2021 que passa de 1 milhão de reais, o que mostra o compromisso da ALEMS com o município. 
 
O vereador solicitou ao deputado estadual Marçal Filho que o mesmo leve a iniciativa aos demais deputados estaduais, para que a exemplo dele, os outros deputados também venham ao município fazer prestação de contas para que a população saiba quem realmente tem comprometimento com Maracaju. 
 
Robert falou sobre o Agosto Lilás, ressaltando as ações da primeira dama Meire Calderan e da Coordenadora da mulher Jamaica, com a movimentação e comprometimento com as mulheres de Maracaju através das ações que vêm sendo realizadas.
 
O Vereador solicitou ao secretário de esportes Erlei Pires Dias estudo de viabilidade para implantação de campo com grama sintética no Parque Ecológico da Vila Juquita.
 
No grande expediente Robert solicitou junto ao vereador Gustavo Duó, Moção de agradecimento ao Veterinário do município de Bataguassu Diego Moreira que contribuiu nas ações de inauguração do castramóvel de Maracaju. O objetivo é 200 atendimentos por mês no castramóvel, com uso de chips para identificação destes animais, a unidade também se deslocará para outras regiões do município para atender a demanda da população.
 
O vereador apresentou ainda as ações que estão sendo realizadas com partes do duodécimo que envolve também o recurso para a unidade móvel. 
 
Destacando sobre a pauta da noite e falando do Veto sobre o Projeto de Lei Complementar 004/2021 de 07 de julho de 2021, o vereador conclama aos colegas vereadores para derrubar o Veto dos honorários advocatícios, a fim de diminuir as cobranças. O Veto segue tramitando com previsão de votação nas próximas sessões ordinárias.
 
Vereador Nego do Povo: usou expediente para falar sobre o acidente que ocorreu dias atrás, durante uma pedalada diária, e da experiência que teve com a equipe médica de Maracaju. O vereador ressaltou a importância do atendimento do exame de tomografia no município, os pacientes que precisam deste procedimento são atendidos através de convênio da prefeitura com a Clínica Imagens Diagnósticas Maracaju. 
 
O vereador destaca que o acidente pode acontecer com qualquer um e a qualquer momento, apresentando a grande demanda do município que não disponibiliza deste equipamento com atendimento próprio emergencial e sim sobre convênio, conforme atendimento da clínica conveniada e de hospitais de Campo Grande através de vagas.
 
Aproveitando a vinda do deputado estadual Marçal Filho, Nego do Povo apresentou estudo realizado para aquisição do equipamento e manutenção do mesmo funcionando no município, visando parcerias com deputados parceiros para esta aquisição. O aparelho de tomografia conforme levantamento do vereador custa 1.100.000,00 (um milhão e cem mil reais).  
 
O Vereador agradeceu ainda a ação da secretaria de obras no recapeamento e drenagem do Ilha Bela I nas Ruas Antônio João e Américo Carlos.
 
Vereador Laudo Sorrilha: Laudo falou das lutas importantes das mulheres, refletidas através das ações do agosto Lilás, ressaltou a alegria das conquistas, e a tristeza da perda de direitos das mulheres em alguns lugares do mundo, se colocando à disposição dos órgãos que desempenham ações voltadas a isso. 
 
“Devemos lutar pelos direitos das mulheres do município, estado, país e do mundo! ”  
 
Laudo agradeceu pela emenda de cem mil reais enviada pelo deputado estadual Marçal Filho à educação de Maracaju e ressaltou a importância do asfaltamento do aeroporto/ campo de aviação e das cobranças empenhadas pelo deputado para que isso aconteça no município.
 
O vereador solicitou ao deputado Marçal Filho intercessão junto ao governo do estado e apoio para a construção das casas do Lote Urbanizado, para ajudar a população de Maracaju a sair do aluguel, e diminuir o déficit habitacional.
 
Vereador Nenê da Vista Alegre: Nenê falou da sua experiência estando vereador também quando o governador Reinaldo Azambuja era prefeito de Maracaju e da participação do deputado estadual Marçal Filho também naquele período.
 
O vereador destaca a importância do papel do legislativo e do executivo, que muitas vezes alguns procedimentos demoram, mas que é necessário o entendimento da população, ainda na ocasião o vereador agradeceu todas as ações da prefeitura voltadas para o distrito de Vista Alegre.
 
Vereador Joãozinho Rocha: O vereador apresentou os elogios da população nas ações realizadas pela Coordenadoria da mulher Jamaica e a primeira dama Meire Calderan indo de encontro à necessidade da comunidade.
 
Joãozinho destacou a ação da prefeitura no asfaltamento da extensão da Rua das Oliveiras que aconteceu por parceria do Legislativo e Executivo.
 
Vereador Rener Barbosa:  o vereador indicou ao secretário de obras Joaquim Herrera estudo de viabilidade para aquisição ou contratação de caminhão pipa para atender a população de Maracaju, visando a poeira causada pela seca. 
 
Rener apresentou ainda as normativas do novo Decreto Municipal divulgado pela prefeitura na segunda-feira (23), destacando a importância de ser obrigatório para a população a apresentação da carteirinha de vacinação/imunização do Covid19 nos eventos públicos e privados do município.  
 
Em relação às normas para o uso das máscaras, o líder do prefeito ressalta que a punição parao não uso de máscaras nos estabelecimentos seguem para os dois, sendo para o comerciante que permitir a entrada e para o cliente que entrar sem máscara.
 
O vereador falou ainda da sua visita à Coordenadora do CREAS Leiza Karen e parabenizou toda a equipe que vem desempenhando um trabalho amplo em prol da população. 
 
Vereador Vilmar Era do Gelo: solicitou Moção de Parabenização à emissora de Rádio Cidade FM 104,3 as Sras. Miriam Sirlei da Veiga, Dafne da Veiga Ribas e a todos funcionários. A emissora completou 43 anos com a realização de uma Live Solidária que beneficiou a população de Maracaju com arrecadação de cestas básicas e a ajuda para reforma da Igreja Matriz Auxiliadora.
 
Fonte: Câmara Municipal
Autor: Assessoria de Comunicação
Local: Maracaju - MS
Seta
Versão do Sistema: 3.1.5 - 04/10/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia