12 MAR 2021
NOVO DECRETO ESTADUAL CAUSA IMPACTO EM MARACAJU

No dia 09 de março de 2021 foi emitido o Decreto Estadual de nº 15.632 que trouxe novas medidas de combate e enfrentamento do coronavírus.

Esse Decreto, que rege que a população de todo Estado, ampliou o toque de recolher e os representantes do comércio noturno de Maracaju, discordando da nova determinação, solicitaram o apoio dos vereadores, do prefeito e da ASSEMA, a fim de reverter o fechamento do comércio determinado para às 20hs.

Maracaju segue em bandeira amarela na classificação dos municípios, o que dá flexibilidade às atividades e horários. Os comerciantes trouxeram para os vereadores uma carta aberta de apoio e, segundo o documento assinado por todos, qualquer novo decreto compromete outros direitos constitucionais e, principalmente, o princípio da dignidade da pessoa humana.

O presidente da ASSEMA Fernandes Cristaldo reiterou o apoio em nome da associação e destacou que defende a abertura do comércio, e entende que quanto mais o comércio permanece aberto, menos aglomeração terá.

Para o presidente do Legislativo a câmara sempre estará apoiando o comércio local. Temos a luta sobre a questão da pandemia e a preservação da vida, mas sabemos que a economia não pode parar, e nesse sentido vamos apoiar o comercio noturno, não somente enviando ao governador, mas também enviaremos uma carta a Assembleia Legislativa solicitando o apoio dos deputados estaduais, com objetivo de buscar uma flexibilização sobre o novo decreto. Como é um decreto, tem que ser cumprido, no entanto, estaremos demonstrando que Maracaju pode e está fazendo a sua parte na diminuição dos casos, e em virtude desta conquista de bandeira amarela, podemos seguir com horário até às 22hs, porém, é algo que demanda tempo, que vai envolver a Assembleia Legislativa e nosso Governo do Estado, e precisamos seguir o decreto que já começa esse final de semana- Salientou Robert Ziemann.

Em relação ao documento enviado ao governador é um gesto concreto, todos nós entendemos  as dificuldades que o comércio vem enfrentando já há um ano  e já que temos que seguir o Decreto Estadual, vamos numa tentativa  de tentar sensibilizar o governador para que ele repense, até porque Maracaju cuidou bastante, cumpriu as normas rigorosas de biossegurança nesse período todo, e conquistamos essa fase controlada em relação a doença, não quer dizer que isso não venha piorar, mas peço a todos que continuem com muita atenção e cuidado em relação a essa terrível doença, por isso fizemos esse documento para demonstrar esse apoio e essa solidariedade ao comércio noturno, enfatizou o prefeito Marcos Calderan.

Fonte: Camara Municipal
Autor: Assessoria de Imprensa