A Câmara de Maracaju realizou, nesta segunda-feira (16), a 7ª Sessão Ordinária do ano, onde os vereadores fizeram apresentação de requerimentos, pedidos e indicações voltados a diferentes áreas do município, como: infraestrutura e saúde. Além de votarem nos projetos pautados na Ordem do Dia.
O Vereador Bruno Barros e o vereador Diogo Frizzo solicitaram por meio de envio de expediente ao Deputado Coronel David, o pedido para a Construção de um novo batalhão do Corpo de Bombeiros de Maracaju.
O Vereador Gustavo Veterinário apresentou requerimento à Secretaria Municipal de Saúde melhorias para o Posto de Saúde da Vila Margarida, para melhorar as condições de atendimento.
O Vereador Joãozinho Rocha, fez um requerimento verbal a Secretaria de Saúde, para que seja realizado o acompanhamento nos postos de saúde em relação ao atendimento médico. Apresentou também moção de parabenização ao vereador Robert Ziemann e seu irmão Roger pela realização do Circuito Estadual de Judô, realizado na Arena Maracaju.
O Vereador Diney Gomes fez requerimento a Secretaria de Obras,para a verificação de uma árvore localizada em frente à rodoviária, na Perimetral Norte.
O Vereador Nego do Povo solicitou informações a Sanesul sobre a falta de água em diversos bairros em Maracaju (Napoleão, Cambaraí, Porto Belo e Vicentina) ao qual estes bairros tem registrado interrupções frequentes no abastecimento.
Durante a sessão, o Vereador Catito falou sobre as agendas onde vários vereadores participaram de reunião com o Deputado Federal Beto Pereira e relatou sobre os investimentos que foram destinados a Maracaju, onde são mais de 5 milhões de reais de emendas atendendo todas as áreas. No mesmo dia o Deputado Federal Vander Loubet esteve em Maracaju e o vereador Catito fez um pedido para que o deputado olhasse a questão dos produtores rurais que precisam do olhar do Governo Federal.
O Vereador Patrick Ribas destacou também a importância do trabalho dos deputados e agradeceu o apoio do Deputado Federal Beto Pereira ao município de Maracaju.
A sessão reforça o papel do Legislativo municipal na apresentação de demandas da comunidade e no acompanhamento das ações do poder público em diferentes setores do município.
Ordem do dia
Colocar em discussão e votação a dispensa dos prazos regimentais, conforme assegura o artigo 115 inciso IV parágrafo 4
0 do Regimento Interno, referente ao Projeto de Lei Complementar n
o 01/2026, que dispõe sobre alteração da Lei Complementar n
o 076/2011 — Plano de Cargos e Remuneração dos Servidores da Câmara Municipal de Maracaju e da outras providências.
Colocar em discussão e votação a tramitação em regime de urgência referente ao Projeto de Lei Complementar n
o 01/2026/CMM.
Colocar em única discussão e votação o Projeto de Lei Complementar n
o 01/2026/CMM.
Ler e votar os Pareceres das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final; Orçamento e Finanças; Trabalho, Agropecuária, Industria, Comercio e Meio Ambiente referente ao Projeto de Lei n
o 034/2025, oriundo do Executivo Municipal, que dispõe sobre autorização legislativa para a compensação de área Institucional do loteamento Lagos do Éden pela dação em pagamento de um imóvel localizado no Loteamento Vivendas do Vale, em conformidade com o que preceitua o art. 7
0 SIO Lei Complementar n
o 152/2021.
Colocar o Projeto de Lei n
o 34/2025/PMM em primeira discussão e votação.
Encaminhar para Parecer das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final; Obras e Serviços Públicos o Projeto de Lei 010/2026, de autoria do Vereador Robert Ziemann, que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas concessionárias, permissionárias ou autorizadas de serviços de telecomunicação e internet que utilizem cabeamento aéreo no Município de Maracaju realizarem a retirada, manutenção, organização e identificação de fios e cabos, e da outras providencias. Para emissão de Pareceres dentro dos prazos regimentais.
Encaminhar para Parecer das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final; Obras e Serviços Públicos o Projeto de Lei n
o 011/2026, de autoria do Vereador Robert Ziemann, que dispõe sobre a regulamentação do uso de patinetes elétricos, bicicletas elétricas, ciclomotores e demais veículos de mobilidade individual autopropelidos no Município de Maracaju , estabelece normas de circulação, segurança, fiscalização e penalidades, em conformidade com a legislação e as resoluções do CONTRAN, e da outras providencias. Para emissão de Pareceres em tempo hábil.
As sessões da Câmara de Vereadores de Maracaju acontecem presencialmente todas as segundas-feiras as 08:00horas no Centro Cultural. É transmitida também pelas redes sociais: youtube e facebook.