Na noite da última sexta-feira, 08 de agosto, a Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a abertura oficial da Semana dos Estudantes com Deficiência e/ou Mobilidade Reduzida. Com o tema “A inclusão começa quando enxergamos o potencial antes das limitações”, a iniciativa marca o início de uma programação especial que valoriza a diversidade, fortalece ações educacionais inclusivas e promove o respeito às diferenças no ambiente escolar.
A cerimônia contou com a presença da secretária municipal de Educação, Silvana Pádua de Oliveira Perosa, do Presidente da Câmara de Vereadores, Vereador Rener Barbosa e dos vereadores: Robert Ziemann, Bruno Barros e Diogo Frizzo todos destacando a importância de políticas públicas efetivas para garantir a inclusão de todos os estudantes.
O público foi contemplado com apresentações culturais, como a performance do grupo Ação Jovem, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, que emocionou ao interpretar a música “Girassol”, de Priscilla Alcântara.
O ponto alto da noite foi a Palestra Magna com a professora Maricélia Aparecida Nuremberg, doutoranda em Educação pela UFGD e especialista em Educação Inclusiva, que abordou “Estratégias Pedagógicas para Inclusão na Educação Básica”. A palestra trouxe reflexões e exemplos práticos para potencializar a participação de todos os alunos no processo de aprendizagem. Também foram apresentados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, reafirmando o compromisso de Maracaju com a garantia de direitos e a participação cidadã.
Entre os destaques da noite esteve o projeto “Mãos que Falam” iniciado em 2021 na Escola Municipal José Pereira da Rosa, voltado à inclusão da comunidade surda por meio do ensino de Libras. O projeto, conduzido pelas professoras Ana Cristina Lima Machado Caetano e Lidiane de Jesus Borges Vargas, já formou mais de 100 alunos nos níveis básico e intermediário. Encerrando a cerimônia, alunas do curso interpretaram em Libras a música “Dias Melhores”, da banda Jota Quest, emocionando a todos.
A programação segue até o dia 15 de agosto, com palestras, atividades nas unidades escolares e CIEIs, acolhimento às famílias, visita às salas de recursos e apresentação de materiais lúdicos, sempre com foco na acessibilidade e na promoção da empatia.
Com informações da Assecom- Prefeitura de Maracaju
MAIS FOTOS NA GALERIA DE FOTOS