11 ABR 2023
Poder Público e Forças de Segurança se unem para melhorar segurança nas escolas de Maracaju.
Secretária de Educação Carolina Souza lamentou “ondas de boataria” e informou que escolas são ambientes seguros e agora contarão com empenho ainda maior, para proteção de alunos.

Em reunião realizada entre o Executivo Municipal e a forças de segurança, compostas pela Polícia Militar e Polícia Civil, ficaram acordadas, ações e melhorias na Segurança Pública, na região de Escolas e CIEI’s do município de Maracaju.
A ação vai de encontro a necessidade atual, após registros de ataques a escolas em Santa Catarina e agora, mais recentemente em Goiás.
Para o Presidente da Câmara vereador Gustavo Veterinário o momento é de atenção e cuidados redobrados.
" Tenho recebido inúmeras mensagens de pais e professores perguntando sobre a segurança nas escolas de Maracaju, e tenho certeza que essa reunião com as forças segurança e poder público irá trazer mais tranquilidade e conforto para todos, haja visto que as rondas serão intencificadas nas imediações das ecolas e Cieis de Maracaju," ressaltou Gustavo.

Nosso objetivo é trabalhar na prevenção, rogamos a Deus para que nada aconteça e junto com as forças de segurança de nossa cidade, queremos e vamos fazer a nossa parte, monitorando entradas e saídas, realizando rondas próximas e cuidando de quem faz parte do presente e futuro de nossa cidade. ” Afirmou Marcos Calderan.

O Prefeito ainda assegurou aos pais, que Escolas e CIEIs são ambientes seguros, e que boatos e publicações já foram confirmados sendo falsos, e que não devem causar pânico, o que pode ocasionar prejuízos na aprendizagem de alunos. “Não deixem de levar seus filhos às escolas, com as novas ações, vai melhorar a segurança e garantir o aprendizagem de nossas crianças e jovens.” Afirmou.

Novas ações de segurança em Escolas e CIEIs.

Durante a reunião que contou com a presença do Comandante da Polícia Militar Cleder Pereira da Silva e dos Delegados de Polícia Civil Gláucia Valério e Pedro Paiva, ficou acordado ações imediatas a serem realizadas como a disponibilização de 1 (uma) viatura e 1 (uma) equipe de motos para rondas extensivas na entrada, saída e também durante as aulas.

Além disso, ocorrerá o ingresso de efetivos dentro das Unidades de Ensino (Escolas e CIEIs), intensificação do PROERD, projeto que aproxima a criança da segurança pública, pautado no respeito a hierarquia e as instituições, bem como, implantação de vigias dentro das escolas e creches, adesão do “Canal de Denúncia” https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura visando coibir eventuais ações criminosas, bem como, planejamento das mesmas, inclusive com monitoramento de redes sociais.

O Executivo Municipal também se comprometeu a implantar cercas no estilo concertina em muros das Escolas e CIEIs.
Temos um compromisso da administração municipal e das forças de segurança que as escolas se tornarão um ambiente ainda mais seguro, bem como, eventuais postagens com o único objetivo de criar pânico, não são merecedoras de atenção e inclusive já foram investigadas, não percam aulas e continuemos contando com todo o apoio e trabalho da nossa segurança pública competente através da Polícia Militar e Polícia Civil.” Destacou Carolina Souza, Secretária Municipal de Educação.

O que diz a Polícia?

Forças de Inteligência da Polícia Civil ainda informaram que não é momento para pânico, devido a onde de boataria divulgada de um “suposto ataque no dia 20”, segundo a polícia, não há nenhuma confirmação de planejamento e existência deste ataque, inclusive quem estiver disseminando essas fakenews é passível de punição e a comunidade pode denunciar por meio do mesmo link do “Escola Segura”.

Autoridades Presentes

A reunião também contou com a participação do Presidente da Câmara Gustavo Duó, Secretária de Governo Cléo Wosniak, Secretária de Educação Carolina Souza, Secretária de Administração Paula Brites e Gerente do Sindicato Rural de Maracaju Cláudia Nogueira, além do Prefeito Marcos Calderan, Comandante da PM Cleder Pereira da Silva e Delegados de Polícia Gláucia Valério e Pedro Paiva.

Assessoria PM-MJU