03 AGO 2022
Agosto Lilás: Campanha lembra os 16 anos da Lei Maria da Penh

A campanha “Agosto Lilás” deste ano celebra os 16 anos da Lei Maria da Penha, que é considerada legislação de referência em todo o mundo no combate à violência contra a mulher. Apesar de o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022 apontar uma queda de mais de 2% no número de feminicídio em 2021 comparado com 2020, ainda 1.319 mulheres foram assassinadas no ano passado apenas por serem mulheres. O documento ainda aponta crescimento de outras formas de violência, como a psicológica.

A farmacêutica bioquímica Maria da Penha, que ficou paraplégica devido a agressões do então marido, se empenhou no combate à violência contra as mulheres dá nome à lei, defendeu a elaboração de um plano pelas próprias mulheres para quebrar o legado que desqualifica o empoderamento feminino.

Essa quebra de legado tem como principal objetivo o compromisso que todos devem ter com a geração de meninas e meninos, com o desenvolvimento e maturidade das suas identidades cidadãs. É necessário romper o ciclo geracional da violência, da desigualdade de gênero, dos vários tipos de violência que cicatrizam o corpo e provocam a marca da humilhação e do constrangimento constante na vida e na alma de todas as mulheres.

No próximo domingo dia 07 de agosto, se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha - Lei 11340/06 | Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006.