06 OUT 2021
CÂMARA DE MARACAJU REALIZA A 33ª SESSÃO ORDINÁRIA.
A Câmara Municipal realizou nesta terça -feira (05) a 33ª Sessão Ordinária de 2021.

Na ORDEM DO DIA, houve apresentações de Projetos  e 1ª votação .

Apresentação.

O Projeto de Lei n. º 022/2021, que institui o Plano Plurianual - PPA para o quadriênio 2022-2025 do município de Maracaju- MS, e dá outras providências.

O Veto n. º 004/2021 de 09 de agosto de, à oposto ao Projeto de Lei 023/2021 de 16 agosto de 2021

O Projeto de Lei n. º 029/2021 institui eventos esportivos e inclui no calendário de datas e eventos do município e dá outras providências.

Os dois projetos e o Veto foram encaminhados para Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final para parecer em tempo hábil.

Discussão e Votação.

Em primeira discussão e votação, o Projeto de Lei n. º 028/2021 dispõe sobre o atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia nos locais que especifica e dá outras providências, teve o Parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e o Projeto, aprovados por unanimidade.

Nos expedientes os vereadores tiveram as solicitações, moções e indicações aprovadas por unanimidade. Confira os destaques de cada vereador:

Vereador Oséias Enfermeiro - Reiterou a solicitação realizada ao secretário de obras, da manutenção asfáltica na Rua Palieraqui no Ilha Bela I.

O vereador trouxe à tona o assunto “Energisa” e repudiou as ações da empresa, na transmissão de informações erradas, de serviços de manutenção não realizados.

Oséias parabenizou ainda os profissionais de Educação da escola Maurícia Paré Gomes, pelas ações realizadas.

Vereador Rener Barbosa -  indicou ao Executivo, aquisição de aspiradores para secretaria de obras e secretaria de educação, a fim de atender a limpeza do município e de  prédios públicos. Outra indicação realizada pelo vereador, é a contratação de empresa especializada para coleta de dados do censo educacional, que é uma pesquisa estatística que tem por objetivo oferecer um diagnóstico sobre a educação do município, do ensino infantil ao ensino superior.

O vereador solicitou ainda Moção de Agradecimento ao empresário Dagoberto Pereira, proprietário da empresa Dimensão Agrícola, que doou ao município, 16 voos com suas aeronaves para combate de incêndios em Maracaju. Agradeceu ainda a equipe da secretaria de obras, aos produtores rurais da região e ao Corpo de Bombeiro que contiveram os focos de incêndio do município.

Rener convidou toda a população a participar da ação de prevenção ao câncer de mama e de próstata do Grupo Onça Pintada em parceria com a Prefeitura Municipal e o deputado Paulo Corrêa, que será nesta quinta-feira (07/10) às 14h no ESF Balbino Corrêa de Lima.

Vereador Laudo Sorrilha -  solicitou a empresa Sanesul, manutenção na rede de esgoto nas proximidades da Rua Anízio Azambuja 302, devido a vazamentos e mau cheiro.

Laudo ressaltou a importância do Programa Câmara Itinerante que permite a participação do político junto à comunidade, destacou a responsabilidade de cada vereador aceitar de bom grado as cobranças e sugestões, para que sejam feitas cada vez mais melhorias à comunidade maracajuense.

Vereador Hélio Albarello - solicitou Moção de Pesar aos familiares do ex-deputado Ary Rigo, que faleceu no dia 30 de setembro de 2021.

Vereador Catito - Comentou sobre as obras de pavimentação asfáltica que estão sendo realizadas pelo governo do estado de Mato Grosso do Sul, destacando que é visível o retorno do pagamento dos impostos que são atribuídos às melhorias já vistas pela população.

Entre os assuntos que o vereador abrangeu, Catito ressaltou a grande dificuldade do município com as  telefonias, principalmente  a falta de torres no distrito de Vista Alegre, que é um pedido antigo de diversos vereadores.

Vereador Nego do Povo - comentou sobre a retomada das obras de tapa buraco da Rua Progresso no Egídio Ribeiro, que está prevista para esta quarta-feira (06/10).

Nego comentou ainda sobre as obras de drenagem da Rua São Paulo, e os transtornos enfrentados pela população, quando está seco é poeira e quando chove é lama. O vereador ressaltou sobre a vinda do governador a Maracaju que está prevista para a próxima quarta-feira (13/10), onde será assinado a ordem de serviço para recuperação asfáltica de algumas ruas no município, o que deve atender essas demandas.

Vereador Robert Ziemann - iniciou sua fala no expediente, falando da alegria do Projeto do programa Câmara Itinerante ter saído do papel, uma luta de longo tempo que pôde iniciada com a realização da 1ª reunião no Distrito de Vista Alegre. O vereador destacou as ações que poderão ser realizadas no distrito a partir das solicitações e indicações da população.

Robert falou ainda da parceria do município com o governo do estado e a visibilidade do governo presente na cidade, que pela 5ª vez em 2021 vem à Maracaju para lançamento de obras

O vereador destacou o pedido da ASSEMA e de empresários do município, para a discussão na finalização do uso das máscaras, a exemplo do que está sendo realizado por outros municípios.

Devido ao feriado do dia (12/10), a próxima Sessão Ordinária será realizada na quarta-feira, dia 13/10 às 8:00.