Ir para o conteúdo

AO VIVO: 36ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MARACAJU..
fechar
ASSISTIR
Câmara Municipal de Maracaju - MS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
AGO
20
20 AGO 2021
EM PARCERIA COM ABEMIL CÂMARA REALIZA SIMPÓSIO E AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA IMPLANTAÇÃO DE ESCOLA CÍVICO-MILITAR EM MARACAJU.
A Câmara de Maracaju realizou nesta quinta-feira (19) em parceria com a ABEMIL Escolas Cívico-Militares, o 31º Simpósio e Audiência Pública para implantação da escola cívico-militar em nosso município.

O evento é uma proposição do vereador Luciano França e na ocasião participaram o Presidente da Câmara, vereador Robert Ziemann, os vereadores Gustavo Duó e Oseias Enfermeiro,  o Prefeito Marcos Calderan e  a Secretaria de Educação Carolina de Lima Ferreira.
 
Os Palestrantes foram:
Capitão Davi Sousa - Presidente da Abemil 
Sr. Francis - Diretor das Regionais da Abemil
Suboficial Mauricio - Coordenador Estadual da Abemil no Mato Grosso do Sul.
 
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.
 
O modelo a ser implementado pelo Ministério da Educação tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares. Não intervém no Plano Pedagógico, mas melhora a educação básica.
 
Como funciona?

Os militares atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

Participarão da iniciativa militares da reserva das Forças Armadas, que serão chamados pelo Ministério da Defesa. Policiais e Bombeiros militares poderão atuar, caso seja assim definido pelos governos estaduais e do Distrito Federal.

O presidente da Câmara destacou a mudança de conceito.

Não tenho dúvida que o resgate do civismo e patriotismo, representa o amor e respeito à pátria, à educação e aos profissionais de educação, a disciplina escolar se estende ao convívio familiar, e o que for necessário para colocar em prática esta ação, assim faremos. Coloco a Câmara a disposição para realizarmos esta ação que é o sonho de grande parte da população, vereador Robert Zieman.


O proponente ressalta a importância desta ação.

Eu abracei esta causa por entender que precisamos preparar nossos alunos para a vida em sociedade, visando à formação com ética e cidadania, guiados pelos valores, costumes e tradições, enaltecendo a disciplina, patriotismo civismo e a hierarquia. Acredito que baseado nestes conceitos iremos formar cidadãos plenos, vereador Luciano França.

 
No estado já possuem duas escolas cívico-militares implantadas pelo MEC na capital Campo Grande, a iniciação dos trabalhos da Abemil - Associação Brasileira de Educação Cívico-Militar em todo estado de MS prevê 10 escolas implantadas para o início de 2022.


 
Fonte: Câmara Municipal
Autor: Assessoria de Comunicação
Local: Maracaju- MS
Seta
Versão do Sistema: 3.1.5 - 04/10/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia