08 JUN 2021
SOB O IMPACTO NEGATIVO DO ÚLTIMO FIM DE SEMANA, VEREADORES REALIZAM MAIS UMA SESSÃO ORDINÁRIA.
Há quem diga que estamos vivendo os piores momentos desde o início da pandemia.

A Câmara Municipal de Maracaju, realizou nesta terça (08/06) a 18.ª Sessão Ordinária, no formato remoto como prevenção ao Coronavírus e sendo retomada às 18hs. Os últimos acontecimentos no município, o aumento de casos positivos e óbitos, levaram os vereadores a debaterem diversos assuntos de melhorias para a população de Maracaju e a sugestão de normativas para conter o avanço da contaminação no município.

EM 2 ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

Proposta de Emenda à Lei Orgânica n.º 01/2021 (CMM) – dispõe sobre alteração da redação do artigo 26 da lei Orgânica do Município, de autoria da Mesa Diretora, foi aprovado por unanimidade. Visa adequar o recesso de julho que está previsto para 16 a 31 de julho, com as férias escolares definidas pelo executivo para a primeira quinzena de julho. Com a proposta, o recesso de julho ficará disciplinado no regimento Interno facilitando a alteração quando necessária.

EM 1.ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

Projeto de Lei n.º 012/2021 - dispõe sobre a remoção de veículos, máquinas e equipamentos agrícolas, sucateados, abandonados ou estacionados em situação que caracterize abandono, ou não. O autor da proposição, vereador Laudo Sorrilha, destaca que esses veículos e sucatas abandonados em locais públicos, são extremamente prejudiciais ao fluxo de trânsito e pedestres e ao atendimento do serviço público de limpeza. Vindo a se tornar depósitos de lixo e de água parada, que certamente atrai vetores de transmissão de doenças. Os casos vêm se tornando recorrentes, sendo inúmeros os casos visíveis e várias as queixas de moradores sobre veículos abandonados, transformando – se em sucatas a céu aberto, trazendo transtornos além de apresentar riscos à saúde pública, justificou o vereador. O Projeto continua tramitando nesta Casa de Lei, indo para segundo turno na Sessão Ordinária que julgar pertinente.

Nos Expedientes da Sessão desta terça-feira os vereadores apresentaram suas Solicitações, Indicações e Moções.

O Líder do Prefeito, vereador Rener Barbosa, solicitou ao prefeito, estudo junto aos secretários, para investimento das multas que estão sendo recolhidas, através do não cumprimento do Decreto, para que sejam destinadas a Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Obras.

O vereador Vilmar da Era do Gelo, solicitou ao Deputado Estadual Lídio Lopes uma emenda no valor de 40 mil reais para aquisição de respiradores hospitalar ( Bipap A30) para o hospital do município.

Nego do Povo solicitou ao Secretario de Saúde do Município e do Estado à inclusão no calendário de imunização, dos profissionais de imprensa e entregadores de delivery.

Laudo Sorrilha solicitou “Moção de Pesar” aos familiares do Sr. Antônio de Souza Ferreira (Toninho Pirunga), que faleceu nesta terça (08/06).

Já o vereador Nenê da Vista Alegre solicitou ao Prefeito Municipal, melhoria na telefonia do distrito de Vista Alegre, com adaptação de pontos de sinais, o que deve proporcionar estabilidade na conexão das operadoras. Nenê solicitou ainda doação das casas que acolheram os profissionais de saúde no distrito, no intuito de formalizar essas doações.

Joãozinho Rocha, solicitou ao Deputado Federal Loester Trutis, emenda no valor de 180 mil reais, destinada a Secretaria de Assistência Social do município. O vereador destacou ainda o compromisso dos parlamentares que conquistaram apoio em Maracaju, que possam reverter em emendas ao município.

O Vereador Robert Ziemann solicitou a criação do auxílio emergencial a exemplo do que o governador fez no estado. O que irá ajudar as famílias de baixa renda que estão passando dificuldades para pagar água, luz, alimentação, além de fomentar a economia local, principalmente dos pequenos comerciantes. O vereador solicitou ainda Moção de Agradecimento à prefeita do município de Jardim Clediane Areco Matzenbacher, pela parceria no transporte dos pacientes de Covid para o estado de São Paulo.