05 JUN 2021
CÂMARA DESTACA A IMPORTÂNCIA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE.
A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Em meio a tantas preocupações sobre a pandemia, os cuidados com o Meio Ambiente passa a ser ainda mais necessário, para termos condições de melhoria na qualidade de vida, e, ao mesmo tempo, combater os impactos negativos na natureza.

Essa data (5 de junho) é importante principalmente para a conscientização. Os recursos naturais precisam ser preservados e as atividades humanas têm impactado no meio ambiente e, além disso, é possível perceber o crescente número de problemas ambientais ao longo dos anos.

Proteger e melhorar a relação entre a sociedade e a natureza é um dever de todos e pequenas ações podem ter grandes impactos, por isso a necessidade de discutir o tema.

Em Maracaju, há dois anos o "Instituto Pequeno Cidadão", promove ações em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente, com o projeto “Maracaju + Verde” criado pelo vereador Robert Ziemann.

Distribuição de mudas e conscientização a população são levadas pelo projeto a comunidade de Maracaju, de modo a combater os impactos causados na natureza.

A ação humana na Terra causa diversos impactos ambientais, por isso é sempre importante buscar por atitudes capazes de ajudar o meio ambiente. Às vezes, parece que essa é uma causa que requer esforços grandiosos que estão fora do nosso alcance. Mas não é bem assim! Mudar pequenos hábitos podem ser suficientes para ajudar o meio ambiente. Sobretudo se conseguirmos fazer com que mais pessoas se engajem, enfatizou Robert Ziemann.

Semana do Meio Ambiente

Esta semana de conscientização foi criado, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU.

A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de Junho e tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente.

A data serve como alerta à sociedade sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

Por que 5 de junho é o Dia do Ambiente?

Porque no dia 5 de junho de 1972 teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano, a Conferência de Estocolmo. A reunião durou até o dia 16 e congregou vários governos e ONG's.

A partir de então, a data consta do calendário da ONU - Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Hábitos que ajudam o meio ambiente

Confira algumas dicas de ações simples que você pode fazer no seu dia a dia e colaborar para a preservação do meio ambiente

1. Jogue o lixo em locais adequados. Exemplo: não jogue lixo no chão nem óleo comestível no encanamento.

2. Pratique o consumo consciente. Evite desperdiçar comida e comprar mais do que precisa.

3. Economize energia elétrica. Exemplo: em casa mantenha a luz acesa apenas do cômodo que você está e na tomada só os aparelhos que estiver usando.

4. Reutilize materiais. Exemplo: recipientes de vidro podem se tornar peças de decoração ou servir para armazenar outras coisas.

5. Economize água. Exemplo: ao escovar os dentes mantenha a torneira fechada e diminua o tempo com o chuveiro aberto no banho.

6. Diminua a utilização de materiais descartáveis. Exemplo: para o trabalho ou escola leve na bolsa seu próprio copo.

7. Separa o lixo corretamente para que os resíduos tenham o destino correto.

8. As máscaras devem ser descartadas em uma lixeira exclusiva para este item, ou utilize as máscaras caseiras, o Ministério da Saúde recomenda que ela seja lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual.