05 MAI 2021
VICE - PRESIDENTE VEREADOR GUSTAVO DUÓ PRESIDE A 13ª SESSÃO ORDINÁRIA.

A 13ª Sessão Ordinária de 2021, realizada nesta terça-feira (04/05) foi realizada via remota. O Presidente da Casa de Leis, vereador Robert Ziemann, após confirmação no exame de COVID 19, se afastou das atividades presenciais, tendo o vice-presidente Gustavo Duó presidindo os trabalhos da noite.

Dois Projetos de Lei foram pauta para discussão e votação em Sessão:

Projeto de Lei 009/2021 - Em tramitação, já com o manifesto das Comissões apresentado e aprovado, sobre o transporte de animais domésticos no sistema de transporte coletivo urbano de passageiros no município de Maracaju, de autoria do vereador Gustavo Duó, foi aprovado por unanimidade entre os vereadores conectados.

Projeto de Lei 012/2021- também em tramitação, dispõe adequar à Lei n 1740/2013, de 18 de setembro de 2013, que criou o FAEAM – Fundo de Assistência ao Esporte Amador de Maracaju, foi aprovado por unanimidade.

Esses projetos seguem agora para sanção do prefeito municipal.

Além da discussão e votação dos Projetos, os vereadores debateram em expediente seus requerimentos.

No discurso do vereador Laudo Sorrilha, foi solicitado ao Deputado Estadual Marçal Filho uma emenda parlamentar individual no valor de R$100.00,00 (cem mil reais) para compra de equipamentos para montagem do Laboratório de informática da Rede Municipal de ensino de Maracaju. Cinco escolas serão beneficiadas com essa solicitação, visando contribuir com aprendizagem e desempenho de professores e alunos com ferramentas tecnológicas para ensino e aprendizagem de qualidade. É de suma importância essa emenda para o momento em que vivemos, esse recurso irá beneficiar 50% das escolas Municipais, muitas pessoas têm que estudar online e não dispõe de tecnologia e essa emenda vai amenizar essa situação, destacou o vereador.

O vereador Oséias Enfermeiro parabenizou o secretário de obras do município, pelos trabalhos de tapa buracos realizados e pedi ao mesmo uma atenção maior a região do bairro Inacinha Rocha, solicitando a realização de um recapeamento abaulado aos cantos para que a águas das chuvas escorram pelas laterais, ou que seja realizado um estudo para solucionar o problema. Em agradecimento ao secretário de Saúde, Thiago Caminha, o vereador enalteceu as ações que envolvem a vacinação dos professores, e pediu o aumento dos números de vacinados, para o retorno da volta às aulas, e reforçando a solicitação já realizada anteriormente, pediu ainda agilidade no recebimento dos relatórios detalhados sobre os investimentos à Covid 19, realizados em 2020.

Já o vereador Hélio Albarello solicitou operação tapa buracos na rua Dr. Hilário, sentido a Rua Major Carlos, devidos às muitas solicitações feitas pela população, que seja atendida com urgência a demanda desta região.  O vereador solicitou também a recuperação das estradas vicinais do Assentamento Guilhermina, o atual estado das vias dificulta os moradores trafegar e trazer suas produções a cidade de Maracaju.

O Líder do Prefeito, vereador Rener Barbosa solicitou relatório constando o número de pessoas que aderiram ao tratamento precoce do Covid 19, pois além das vacinas o município adotou o tratamento precoce contra o coronavírus. Ainda em sua fala o vereador reafirmou, que os vereadores não são contra a doação de terrenos, mas que sejam feitas de forma legal e passando pela Casa de leis.

O vereador Vilmar – Era do gelo, solicitou estudo de implantação de estacionamento de moto da Rua Melânio Garcia Barbosa nas imediações do banco Santander, devido à falta de estacionamento adequado.

Ainda nas falas dos vereadores e usando o grande expediente o vereador Joãozinho Rocha, destacou ações da Comissão de fiscalização dos terrenos doados, ressaltando as denúncias sobre as doações irregulares que aconteceram no ano de 2020, sem passar pelo Legislativo Municipal. O vereador pediu providências a essas ações para que sejam revertidas, chamando atenção dos colegas vereadores, para que com agilidade sejam apuradas essas doações irregulares, uma vez que obras estão sendo realizadas sob esses terrenos.

Nas considerações finais, o vereador Rener Barbosa voltou a afirmar o favoritismo dos vereadores nas vacinações dos professores antes do início das aulas presenciais de 2021.

Confira a Sessão na íntegra em nossa   Página do Facebook.