07 ABR 2021
RESUMO DA SESSÃO - PARA COMBATER A PROLIFERAÇÃO DO CORONAVÍRUS, CÂMARA MUNICIPAL ADOTOU NOVO FORMATO NAS SESSÕES.

A Câmara Municipal de Maracaju adotou medidas de segurança no combate ao Corona vírus, após os vereadores Hélio Albarello e Catito serem contaminados, o Presidente Robert Ziemann visando a necessidade de continuar com os trabalhos dos vereadores e também dos colaboradores, intensificou as medidas de prevenção ao Coronavírus.  Na sessão do dia 30/03 foi aprovado a realização das sessões de forma remota, e nesta terça (06/04) aconteceu a 1ª de forma virtual entre os vereadores, mantendo assim as transmissões como de costume, ao vivo pela página do facebook (@camaramunicipaldemaracaju) e também pela rádio Marabá 93.9 FM. A população acompanhou a mudança de formato, que deve seguir de forma provisória.

Na ordem do dia entrou em discussão e votação vários projetos e também os pareceres das Comissões.

Em segunda votação o Projeto de Lei nº006/2021 de autoria do vereador Nenê da Vista Alegre, sobre a denominação de Logradouro, teve aprovação por unanimidade.

Houve votação única do Projeto Decreto Legislativo de nº006/2021 – que concede título de honra ao mérito, aos profissionais de saúde que se dedicaram ao enfrentamento da COVID19 que é de autoria do vereador Oséias Enfermeiro. Outro projeto do vereador que entrou na pauta em primeira votação foi o Projeto de Lei de nº 005/2021 -  que autoriza o Executivo Municipal a implantar no município o profissional técnico de enfermagem socorrista dentro das escolas e creches do município, onde recebeu todos os votos favoráveis nos dois projetos.

Entrou também para votação na sessão o parecer das comissões bem como sua primeira discussão e votação nos projetos:

Projeto de Lei de nº 002/2021 - do Vereador Luciano França que autoriza o Executivo Municipal a instituir no município o programa creche para idosos foi aprovado por unanimidade.

O vereador Laudo Sorrilha teve duas proposições apresentadas, o Projeto de Lei de nº 003/2021 - sobre a proibição de queima de fogos de artifício no município e o Projeto de Lei de nº 004/2021 – sobre a concessão de utilidade pública o Clube Esportivo Basquetebol ambos aprovados pelos vereadores conectados.

Devido ao alto índice de pessoas em depressão, adolescentes e jovens se mutilando, onde as próprias crianças estão sendo afetadas pela ansiedade, o vereador Robert Ziemann propôs aos colegas vereadores apoio aos professores e profissionais da área da educação através do Projeto de Lei de nº 007/2021 – Sobre a Implantação de serviços de Psicologia e Assistência Social nas escolas da Rede Municipal de Ensino, obtendo todos os votos favoráveis em primeira votação.

E em regime de urgência foram apresentados dois projetos do Executivo Municipal que entrou para ordem dia  e ambos foram  aprovados com única discussão e votação que são eles: o Projeto de Lei de nº009/2021 – que restitui o conselho municipal de acompanhamento e controle social do fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação e  também o  Projeto de Lei Complementar de nº 003/2021 –  que estabelece medidas emergenciais e excepcionais a serem adotadas durante o período de enfrentamento do Coronavírus.