23 MAR 2021
VEREADORES RECEBEM GRUPO DE TÉCNICOS NO MARCO ZERO DA FERROESTE

Na tarde desta segunda (22/03) os vereadores juntamente com o prefeito e os secretário de desenvolvimento e de governo da prefeitura municipal receberam em Maracaju o grupo formado para desenvolver o projeto da Nova  Ferroeste, foi apresentado o estudo do traçado e a demanda para nossas autoridades  municipais. O grupo fará uma sequência de visita em todo traçado que vai receber a ferrovia. Maracaju é considerado o marco zero do novo corredor de exportação e o governo do Mato Grosso Sul será parceiro governo do Paraná nesta obra.

Maracaju é o maior produtor de grãos do estado e por nossa cidade deverá começar a ligação férrea com ponto final no Porto de Paranaguá, a rota segue de Maracaju a Cascavel. A estação férrea desativada em nosso município pode ser integrada ao desenho da Nova Ferroeste, o terminal de Maracaju deverá ser o mais movimentado em todo trecho, esse projeto visa diminuir o custo da logística do setor produtivo, em torno de quase 30% nas despesas com a exportação.

“A ferrovia passando por Maracaju o desenvolvimento do nosso município alcançará outro patamar e será de extrema importância para o escoamento das nossas safras”, explicou o presidente da câmara Robert Ziemann.

A área do projeto abrange Brasil, Paraguai e Argentina, com expectativa de transporte de 54 milhões de toneladas de grãos por ano.

Os valores referente a este projeto ainda não está definido, mas há expectativa de colocar a ferrovia em leilão na Bolsa de Valores ainda este ano, afim de que o consorcio que arrematar seja responsável pelas obras.

Fonte: Camara Municipal